Design / 13-May-2021

A importância do logótipo para a sua empresa

News
por Merkat - Agência Digital

O que é um logótipo?

Logótipo (logo + tipo) é um conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, ou um serviço. Resumindo, um logótipo é uma marca gráfica ou símbolo cuja função é representar de forma inequívoca e única. 

Um logótipo tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento por parte de terceiros, e em especial a sua audiência ou público-alvo. Pode ser composto apenas por tipografia (letras), ou só por elementos gráficos, independentemente da forma.

Os logótipos devem traduzir tão fielmente quanto possível os valores e conceitos daquilo que uma organização representa.

Quando bem elaborado, um logótipo transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Atualmente, não é possível falar do poder de uma marca sem associar uma imagem em forma de logótipo. Uma imagem que remete logo para o poder e valores que a marca transmite, e que tem impacto nas pessoas.

Diariamente somos abordados por uma imensidão de logótipos em todos os espaços que nos rodeiam. Seja nas ruas ou nos centros comerciais, seja em casa, pela televisão ou computador, os logótipos invadem o nosso dia a dia. 

O processo de assimilação e retenção da informação de uma imagem é fundamental. Este processo deve acontecer de forma emocional e subliminar, tornando mais fácil a sua percepção. Por outro lado, as palavras têm o poder de transmitir ideias ou conceitos. Uma imagem é um elemento fundamental no processo de comunicação. Ela reforça a intenção da mensagem e faz com que permaneça no nosso pensamento.

Qual é o meu tipo de logótipo?

Um logótipo corporativo pretende ser a “cara” de uma empresa. Inclui exibições gráficas da entidade exclusiva de uma empresa, através de cores, fontes e imagens. Fornece informações essenciais sobre uma empresa e permite aos clientes identificarem-se com a marca principal da empresa.

Um logótipo também é uma forma de associar a empresa através de ações de marketing. Ele fornece um ponto de ligação para os vários meios, cores, opções de design, e outros materiais de marketing comercial.

Identidade gráfica

Um logótipo é a principal componente visual da identidade geral da marca de uma organização. O logótipo aparece em cartões de contacto, folhas de carta, website, assinaturas de email, publicidade, etc. É um elemento que deve ser coerente entre os vários formatos.

Quando falamos em identidade visual, estamos a referir-nos a um conjunto de elementos, que servem para representar, de maneira visual e sistematizada, algum nome, conceito, produto, serviço ou empresa.

A identidade visual de uma empresa deve servir para que ela se diferencie da concorrência, e seja facilmente identificada pelos seus consumidores, fornecedores e parceiros de negócio. É por isso que o logótipo é o elo de ligação da identidade de uma marca, que inclui a fonte, cores e diretrizes de design dos seus documentos. 

Tipos de Logotipos

Logos com texto:

Criado apenas com palavras, muito utilizado em empresas já reconhecidas no mercado e que tenham o seu nome associado à marca principal. Um exemplo desse modelo de logo é a da Coca-Cola.

Logos com símbolos:

Se forem utilizadas de maneira correta, possuem a capacidade de se expressar de forma visual. Os símbolos são utilizados por grandes empresas onde a imagem já está conectada à marca. Isso facilita a identificação do público, que associa logo o símbolo à marca. Marcas como Apple, Nike ou McDonalds utilizam esse modelo.

Logos com iniciais

Neste modelo são utilizadas apenas as iniciais do nome da marca. É muito utilizada por empresas onde o seu nome é muito extenso ou tem difícil pronúncia. Muitas empresas usam-no devido a um melhor reconhecimento da marca. Marcas como a Electronic Arts, CNN, Warner Bros, são conhecidas mundialmente apenas pelas suas iniciais.

Logos de combinação - Marca e texto

As marcas de combinação emparelham um símbolo com uma marca. 

Nesse tipo de logótipo, a marca pode estar acima, abaixo, ao lado ou dentro do símbolo. Este tipo de modelo engloba elementos como texto e imagem.

Uma empresa sem logótipo não passa credibilidade para seus clientes e restante audiência. Mesmo que a identidade visual seja simples, ela é o cartão de visita da sua empresa. Ela deve transmitir confiança ao cliente, além de responsabilidade e qualidade nos produtos/serviços que oferece. Quando se tem uma identidade visual, a empresa começa a ganhar espaço entre os consumidores. Com isso, ganha também familiaridade, criando uma relação sólida com os seus clientes.

Sempre que possível, procure uma empresa certificada para a realização do logótipo e restante identidade visual da sua marca.